Para líderes conscientes ou equipes que buscam melhorar a qualidade das relações através de uma comunicação assertiva, empática e capaz de resolver os conflitos comuns do dia a dia.
Mal-entendidos que se agravam com o tempo drenam a energia das pessoas, geram fofoca e trazem mal-estar para todos. Aprenda a resolver conflitos com segurança, ao invés de evitá-los.
Diálogos assertivos e respeitosos geram confiança e um clima amistoso, cooperativo e de bem-estar na equipe. Isso faz com que todos se sintam pertencentes, engaja e retém os bons profissionais.
Feedbacks inseguros, falta de objetividade e não-ditos por medo ou vergonha – isso cansa. Aprenda a ser assertivo e não perca mais tempo em conversas difusas, reuniões improdutivas e retrabalho.
Aprenda técnicas simples de comunicação e saiba como falar para ser escutado. Comunique-se com firmeza e assertividade, respeitando e se fazendo respeitar.
G1 - Época Negócios
A comunicação é uma via de conexão entre as pessoas, ela funciona como os fios que formam o tecido relacional de um grupo.
- 69% dos gestores não se sentem à vontade para se comunicar com suas equipes ¹
- 84% das pessoas pedem demissão por conta do relacionamento direto com o chefe, por não se sentirem reconhecidas e escutadas por eles.
Ainda que os líderes dediquem seus esforços para motivar e engajar a equipe, essa energia acaba se perdendo em padrões de comunicação que não transmitem com clareza as suas intenções.
Fontes: 1. pesquisa da Harvard Business Review publicada em 2020 no HR Technologist
2. Pesquisa realizada pelo Insituto Gallup, 2014
Alunos de
workshops
Encontros
por Zoom
Material
de CNV
Sessões
individuais
Ver de perto os desafios da sua equipe, conhecer as pessoas e pensar junto sobre alternativas para problemas reais – meu método é estar bem próxima,
porque é assim que eu acredito que funciona.
Mainá Iriarte uniu sua experiência acadêmica com mais de 15 anos de vivências e estudos na área do desenvolvimento humano.
Hoje trabalha pela Aire - Comunicação Conciliativa, oferecendo mentorias personalizadas com foco na inteligência relacional para equipes de liderança, ou líderes individuais.
Atendeu clientes como Banco de Alimentos, AACD, John Deere, TIM, Random, Yázigi, entre outros.
Conheça
Novas habilidades comunicacionais na prática
Definição de dia e hora de todas as sessões
Base teórica para novos comportamentos
Diferente dos cursos teóricos sobre Comunicação Não-Violenta, as mentorias têm formato vivencial e personalizado, o que torna possível transformações reais no convívio grupal.
Entenda se essa mentoria é pra você
"A mentoria AIRE parte das experiências reais e características de convívio de cada equipe, para então trabalhar com seus desafios específicos - enquanto são enaltecidos os pontos de força e conexão que o grupo já formou."
Mainá Iriarte
Mentora
Saiba como entrar em diálogos sem ativar o modo ataque x defesa, sem ofender nem criticar quando essa não é sua intenção – e principalmente, conseguindo comunicar claramente o que é importante pra você.
# 1
Em diálogos importantes, antes mesmo de pronunciar uma palavra, precisamos de uma boa comunicação interna para ter clareza de qual é exatamente a nossa mensagem. E quando a transmitimos, tendo em vista que ela vai impactar o outro de alguma forma, precisamos conhecer os elementos da comunicação que podem silenciosamente agredir alguém, sem que essa tenha sido nossa intenção.
“Vai gerar mais estresse se eu falar sobre isso”, “o que vão pensar de mim se eu disser tal coisa”, “a pessoa não vai me escutar ou me entender”, “foi sempre assim, nada vai mudar”. São muitos os não-ditos no dia a dia das equipes de trabalho. Por insegurança, medo da frustração ou da rejeição, pessoas se calam. Com isso, se distanciam, cortam a conexão e se isolam. E os não-ditos, que não morrem com o tempo, seguem gritando dentro delas.
#2
Conflito mal resolvido é como uma ferida mal tratada: com o tempo só piora. Evitar as conversas difíceis é sinal de que as pessoas não estão contando com a compreensão umas das outras. Vulnerabilidade é um tema delicado, ninguém gosta de se sentir assim. Porém, algumas vezes é preciso que passemos por isso, pelo nosso bem-estar e alívio que vem depois de esclarecer as coisas com alguém. Contar com a empatia do outro é fundamental nesses momentos.
#3
A mentoria
Como conciliar interesses diferentes, pontos de vista divergentes, ideias incompatíveis? A saída para muitos desses casos está em um nível que geralmente é negligenciado – o nível de conexão entre as necessidades de cada um. Mergulhar entre os elementos envolvidos no problema e encontrar saídas compatíveis, sabendo ceder respeitando seus limites, é uma habilidade que se aprende com técnicas de mediação de conflito e comunicação não-violenta.
#4
Experimente uma sessão estratégica e saia com diagnósticos da sua equipe
Sessão estratégica de R$ 397,00 por apenas:
,00
E principalmente, conseguindo comunicar claramente o que é importante para cada um.
Acontece a partir de casos reais, ou dificuldades específicas que a equipe ou líder individual estiver enfrentando. Essas situações são trazidas e resolvidas em grupo, ou, sendo a mentoria individual, a pessoa receberá um direcionamento para lidar com a situação. A partir dos fatos concretos, um conteúdo teórico será apresentado, embasando e fortalecendo novas habilidades comunicativas.
É uma sessão de 40min, em que você poderá ter clareza se essa mentoria serve para resolver as dificuldades de comunicação que você ou sua equipe vêm enfrentando.
Não, apenas 1 pessoa é suficiente. Mas, se for possível que mais pessoas participem, melhor.
Sim, o fluxo comunicativo vai mudar a partir daqueles que praticarem essas novas habilidades. É importante frisar que a participação de cada membro deve acontecer por vontade própria, e não por obrigação. A disponibilidade e abertura de cada um durante o processo são fundamentais para o bom andamento desse trabalho.
Não, o mínimo são 4 sessões para mentorias individuais e 6 para as de grupo. Este é um formato que permite uma transformação real, contemplando práticas e exercícios importantes de serem realizados.
Sim, entre em contato e vamos conversar sobre essa possibilidade.
Preferencialmente. Casos especiais serão tratados individualmente.